Como estão os seus dias atualmente?
- Soares, Tamiles
- 18 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2020
O que tem feito para sentir-se bem consigo mesmo? O que pretende fazer para melhorar sua saúde mental?

Tais questionamentos podem perturbar nossa mente, são reflexões, que surgem, principalmente, ao iniciar o ano, tentamos traçar novos rumos e encontrar meios para termos uma maior qualidade de vida.
Mas, o ano inicia, os meses passam e você se dá conta que até o momento continua fazendo exatamente as mesmas coisas dos anos anteriores. Sim, percebe que nada caminha como idealizava, continua sentindo-se exausto, estressado, ansioso e preocupado com os seus problemas pessoais e profissionais.
O interessante é que as coisas não precisam ser assim, a forma como lidamos com o mundo pode se tornar mais leve e menos penosa. Não podemos viver presos em um mundo de sofrimento e aflição interna.
Nossos sentimentos podem impactar e intensificar nosso estado de humor geral, ou seja, se nota que se sente infeliz, tenso ou ansioso, a tendência é ter pensamentos disfuncionais relacionados a tais emoções. O contrário também pode ocorrer, se o seu estado de espírito encontra-se melhor, ou seja, você sente uma gratidão pela vida, uma felicidade que transborda em si gerando tranquilidade e paz interna, consequentemente, seus pensamentos mudarão significativamente para melhor.
Na verdade, parece ser fácil, e quando buscamos colocar em prática, não se torna tão simples assim. Porém, existe uma grande possibilidade de transformação, muito estudada hoje, que é viver o presente, perceber que devemos aproveitar a experiência em viver o agora, dando uma atenção plena ao que de fato, encontra-se ao nosso alcance.
Nossa, que simples, não?!
É importante que para obter bons resultados, isso deve ser colocado em prática, pois requer um engajamento concreto. Quando nos referimos a uma atenção plena, estamos enfatizando o conceito de mindfulness, uma experiência que pode trazer grandes transformações para sua vida, visto que “a atenção plena surge quando aprendemos a prestar atenção deliberada, no momento presente e sem julgamentos, nas coisas como de fato são”.
É uma proposta instigante em práticas diárias, de meditação, em sua maioria, simples de realizar e que traz conforto emocional, minimizando o estresse, medo e ansiedade. Além de trazer um aprendizado de concentração em suas atividades diárias gerando maior atenção, autoconhecimento para lidar com os seus pensamentos.
Que tal começar a enxergar o mundo proporcionando uma mudança na sua forma de pensar? Seria uma experiência enriquecedora e pode trazer bons resultados ao seu bem estar. Claro, que é indispensável à ajuda de profissionais capacitados para ajuda-lo nessa transformação.
Deixo aqui a referência para sugestão de leitura sobre o tema Mindfulness. WILLIAMS, Mark & PENMAN, Danny. Atenção Plena / Mindfulness: como encontrar a paz em um mundo frenético. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.
Tamiles Soares
CRP - 03/7911
Esse Artigo foi útil para você? Compartilhe e deixe seu comentário ou opinião no final da página!
Comments