O impacto da felicidade na saúde mental e saúde física
- Soares, Tamiles
- 8 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Antigamente os estudiosos focavam muito em estudar a doença ao invés da saúde.
E com o passar do tempo, os estudos voltados para a prevenção da saúde, satisfação com a vida, bem-estar, paz e felicidade se intensificaram e vem ganhando o seu devido lugar.

Alguns estudiosos afirmam que a felicidade é a soma de 3 fatores principais:
*Prazer pela vida
*Possuir uma vida ativa e engajada
*Atribuir significado pelo que fazemos
Embora não sejam todos os momentos que possamos nos sentir assim, é importante você compreender que é natural que haja altos e baixos e oscilações em nossas vidas irão acontecer.
A felicidade pode ter fatores externos que são situacionais (sair com os amigos, estar perto de quem amamos, receber um aumento no salário, viajar, a chegada da vacina, dentre outros). Entretanto, nem todos os dias teremos essas situações externas. Teremos picos de felicidade e depois podem ir diminuindo aos poucos, mas graças aos fatores internos vamos nos suprindo, essas são estáveis, não dependem de fatores externos. É uma consequência de enxergar a felicidade frente as situações difíceis, nós acolhemos as nossas dores e escolhemos opções saudáveis para sentir-se melhor.
A forma como você interpreta a chuva é mais importante do que a chuva em si.
Essa seria a característica da felicidade interna. Ela tem um impacto em nossa vida mental, é a fonte da felicidade.
Os impactos que a felicidade causa em nós, são diversos, sejam eles através dos comportamentos ou questões orgânicos, como a desregulação hormonal (cortisol por exemplo). Quanto aos comportamentos, quando estamos felizes, temos relações interpessoais mais saudáveis, relacionamentos amorosos mais saudáveis, cuidamos mais da nossa saúde, estamos atentos ao nosso corpo, realizamos atividades físicas, vivemos uma vida mais leve e temos uma visão otimista da vida.
Portanto, sendo mais felizes internamente temos mais saúde física e psicológica.
Tamiles Soares
Psicóloga
CRP 03/7911
Esse Artigo foi útil para você? Compartilhe e deixe seu comentário ou opinião no final da página!
Comentarios